sábado, 17 de outubro de 2009

O Protestantismo no passado

O Protestantismo no passado (Ou como a sociedade via o que hoje é uma religião quase universal)(Parte I)

O Cristianismo uma religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento da Bíblia Sagrada. O que começou como uma seita oposta ao judaísmo, se tornou uma das maiores religiões do mundo moderno. Contudo diferenças de credos e interpretações teológicas transformaram essa religião.


Segundo a religião judaica, o Messias, um descendente do Rei Davi... Na Palestina, por volta de 26 d.C., Jesus Cristo começou a pregar uma nova doutrina e atrair seguidores, sendo aclamado por alguns como o Messias. Entretanto, Jesus foi rejeitado, tido por apóstata pelas autoridades judaicas. Foi condenado por blasfémia e executado pelos romanos como um líder rebelde. Seus seguidores enfrentaram dura oposição político-religiosa, tendo sido perseguidos e martirizados, pelos líderes religiosos judeus, e, mais tarde, pelo Estado Romano, contudo graças a esforços de membros da nova religião ela se propaga por todo o império romano, tornando a religião oficial do Império.
Com separação (cisma) da Igreja Católica Romana e da Igreja Católica Ortodoxa no século XI e posteriomente a Reforma Protestante(Um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo), surgiu um novo ramo do Cristianismo: o Protestantismo, que engloba grande número de movimentos e denominações distintas. Atualmente a Igreja Protestante (também chamada Igreja Evangélica) pode ser dividida em três vertentes:

"Eminência. O senhor é um fanfarrão"

Denominações históricas: resultado direto da reforma protestante. Destacam-se nesta vertente os luteranos, anglicanos , presbiterianos, metodistas e batistas.
Denominações pentecostais: originárias em movimento do início do século XX é baseando na crença na presença do Espírito Santo na vida do crente através de sinais, denominados por estes como dons do Espírito Santo, tais como falar em línguas estranhas (glossolalia), curas, milagres, visões etc. Destacam-se nesta vertente Assembléia de Deus,Igreja Presbiteriana Renovada, O Brasil para Cristo, Congregação Cristã, Igreja Cristã Maranata e a Igreja do Evangelho Quadrangular.
Denominações neopentecostais: originárias na segunda metade do século XX de avanço das igrejas pentecostais, não configuram uma categoria homogêna possuindo muita variedade nesse meio. Destacam-se nesta vertente a Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja Apostólica Renascer em Cristo, Igreja Apostólica Fonte da Vida, Igreja Internacional da Graça de Deus, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Igreja Evangélica Cristo Vive, Ministério Internacional da Restauração, Igreja de Nova Vida, Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, Igreja Bola de Neve e a Igreja Unida. É o ramo que mais cresce no Brasil e no mundo.
No próximo post: O Protestantismo e a sociedade ...

0 comentários:

Postar um comentário

Comente com inteligência, comentários tolos não são aceitos, recomendo que para isso use o seu blog;
Contudo estamos num país livre e a liberdade de expressão é seu direito. Cabe a mim administrá-lo.
Use esse espaço também para sugestões, críticas, pedidos, idéias e doações. Tá esperando o quê? Vaaaai, comenta...

_____________________________________________________________________________________